miércoles, 1 de abril de 2009

Capoeira Angola: Re-asignación cultural de Africanos en Brasil & Racismo blanco y falta de autoestima negra

NOTA DEL PESQUISADOR:(1907)Seis milhões (atualmente mais) de habitantes, pelo menos, nascem, vegetam e morrem sem ter quase servido a sua pátria. No campo serão agregados de fazendas, caipiras, matutos, caboclos; nas cidades, serão capangas, capoeiras, ou simplesmente vadios e ébrios. (Silvio Romero, 1907. Naxara, pp. 96-97)-http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=103138&tipo=ob&cp=994d99&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Ensino%20M%C3%A9dio&n4=Hist%C3%B3ria&b=s

Recorte Libro: Ao som do Berimbau Escrito por Formado Comprido, Pedro J. Martín:(pag 96)
http://books.google.es/books?id=U3n8tZKHrS0CFoto:Mestre Curió: (Jaime Martins dos Santos) Discípulo de Pastinha nacido en 1939
LIBRO:"De la Vadiagem al Deporte,Historia de la Capoeira" (pag 25) autores: Sergio Vieira,Javier Rubiera.
14- Muchos practicantes de Capoeira Angola (Bantú) acaban incorporando elementos de Nigeria (Yoruba = Candomblé ). De estos, el mayor representante es el Mestre Curió. Esto se llama resignificación cultural. Por lógica, y con los datos anteriormente citados de la procedencia de esclavos africanos y estos datos religiosos, podríamos decir que la Capoeira llamada Angola, por coherencia sería Capoeira de Nigeria).
http://www.scribd.com/full/6241070?access_key=key-2jaz68xyb1iizlsans92
Batuque Religión Afro-Riograndense ( Brasil)
-Historiografia- -Investigaciones de campo del Antropólogo Norton Corrêa.-
El africano en la historia Rio-grandense .

...........De acuerdo con Corrêa, el problema comienza (o fue popularizado) por Nina Rodrigues. El no afirma concretamente tal distribución; diciendo, apenas: "(...) En Bahía fuertemente se hace Sentir la ascendencia de los Sudaneses, al pasar Pernambuco y Rio de Janeiro prevalecen sobre todo los Negros australes del grupo bantú" (Rodrigues, 1935b: 55) Parece que fue suficiente, para que quedase la idea de separación absoluta de destinos. Mucho mas siendo que Rodrigues era partidario de la tesis de la "superioridad cultural" de los sudaneses (Y consecuentemente de la "inferioridad" de los bantu) Solamente juzgando dignas de atención las manifestaciones culturales de los primeros. En Salvador, por ejemplo, concentró sus pesquisas apenas en los templos nagó, dejando pasar la idea que las religiones bantu eran inexistentes. Entretanto, investigadores baianos, que le sucedieron, mostraron casos como la presencia de sinnúmeros de candomblés bantu en Salvador, o la influencia Yòrùbá (Nagó) en el ritual do Xangô do Recife, en Tambor-de-mina do Maranhão, en Rio y en el Batuque de Rio Grande do Sul. fuente: Datos y testimonios fundados del libro Batuque – antropología de una religión afro-rio-grandense. Del escritor Norton Corrêa.-
http://iyamioya.blogdiario.com/1160496720/

1 comentario:

AEC dijo...

Nota de Sergio Vieira:
FICA - Prof. Sergio Vieira : O Batuque é uma feito por meio de uma roda, semelhante à da Capoeira. Ao redor ficam as pessoas de pé, cantando, cada um com um instrumento musical, em geral o pandeiro. De repente uma pessoa sai da formação e entra no circulo e escolhe uma outra, se posicionando na frente da mesma (ainda cantando e tocando) e tenta desequilibrá-la com um movimento de pernas. Em algumas situações pode haver uma ginga para enganar o outro. Após isto, quem foi chamado, dirige-se a outro da roda e o processo se continua deste mesmo modo.Observações.:
1- É muito praticada por idosos;
2- Na Capoeira Regional todos ficavam de pé;
3- Há uma forte influência do Batuque na Capoeira, em função de suas cantigas;
4- Há uma forte tendência a se acreditar que a ginga da Capoeira tenha surgido no Batuque, mas isto é algo que precisa ser investigado com cautela.