domingo, 29 de marzo de 2009

Pastinha y José Alves - Palmares




FOTO:Restos do imponente prédio do Senado de Olinda, concluído em 1693. A espessura das paredes impressiona, bem como o calçamento de pedras escuras, bastante degastadas pelo tempo. No alto vê-se uma estrela com os seguintes dizeres:"Aqui, em 10 de novembro de 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em favor da fundação da República entre nós." Uma tentativa frustrada de tornar Olinda uma república independente.

NOTA DEL PESQUISADOR:Identificamos en el asalto al Quilombo de Palmares al soldado Jose Alvares(ó Alves?) protagonista en Palmares a las órdenes del Capitán Bernardo Vieira de Melo que tenía en sus soldados a sus propios esclavos negros.Este José Alvares (ó Alves? ) pudiera ser el Jose Alves nombrado por Pastinha como actor en la "Guerra dos Palmares" sin que podamos confirmarlo exactamente.

- Pastinha (1988, p. 24-5) afirmou que entre os mais antigos mestres de Capoeira figura o nome de um português, José Alves, discípulo de africanos e que teria chefiado um grupo de capoeiristas na guerra dos Palmares (in Vieira e Assunção, 1998), muito embora esses autores considerem que não haja nenhum documento que permita concluir que os integrantes do famoso quilombo tenham praticado capoeira ou outra forma de luta/jogo;
O protagonista:
capitao-mor ,Bernardo Vieira de Melo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Vieira_de_Melo.
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=299&textCode=7375&date=currentDate
O inimigo: os negros amotinados no principal núcleo dos Palmares.(pag 264).
............. Ao mesmo tempo que o capitão-mor estava nesta altercação com o soldado Zacarias, do terço do capitão António Pinto, chegava um bilhete do mestre-de-campo Domingos Jorge Velho, dizendo saber que havia, entre os soldados do capitão-mor, um artilheiro e pedindo que “lho remetesse pera ver se podia com a Balla que tinha, e a outra que lhe auia remetido ver se podião fazer algú efeytto”.42 Assim se fez, e foi um soldado de Bernardo Vieira de Melo, chamado José Álvares(o Alves?), como fez questão de assinalar o historiador da Rellação, quem usou a arma-ícone de maneira eficaz, causando o desmantelamento dos Palmares.(pag 265-266).
.................Às mesmas horas que o sargento-maior Sebastião Dias tocou arma, o fez do seu posto o capitão-maior Bernardo Vieira, pelo qual achou já muita resistência do inimigo por estar alerta com a primeira arma que lhe tocaram. E como por ali é de que mais se arriscava, por ser o sítio
mais plaino, para ali carregou com a maior fortificação, ainda assim se empenhou o dito capitão-maior não obstante havê-los já advertido alerta. E foi chegando tão perto da cerca que já metiam as armas, defendendo que se não pudesse o inimigo valer das suas mesmas troneiras sem
risco. Sendo-o com que se empenharam seus dois irmãos e o alferes de um e o seu ajudante, e quatro ou 5 escravos seus, que todos, à vista do empenho e vozes do capitão-maior, se arrojaram, não reparando nos estrepes e fojos.(pag 314)
http://www.afroasia.ufba.br/pdf/afroasia33_pp251_324_Palmares.pdf
OTRAS CITAS:


5 comentarios:

AEC dijo...

CATÁLOGO DE DOCUMENTOS MANUSCRITOS AVULSOS REFERENTES À CAPITANIA DE PERNAMBUCO
EXISTENTES NO ARQUIVO HISTÓRICO ULTRAMARINO
AHU_CU_015
PÁG. - 178 / 3206
1103- 1678, fevereiro, 4, Pernambuco
CARTA do [governador da capitania de Pernambuco], D. Pedro de Almeida, ao príncipe regente [D. Pedro], sobre os ataques feitos contra Palmares pelo capitão
Fernão Carrilho, e da morte do rei dos levantados Ganga Zumba, bem como de suas mulheres, cativas, filhos e netos.
AHU_CU_015, Cx. 11, D. 1103.

AEC dijo...

1144- 1679, agosto, 8, Recife
CARTA do governador da capitania de Pernambuco, Aires de Sousa de Castro, ao príncipe regente [D. Pedro], sobre os negros dos Palmares que resolveram prestar obediência à Coroa e receberam terras de sesmarias.
AHU_CU_015, Cx. 12, D. 1144.

AEC dijo...

1209- 1681, dezembro, 2, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente D. Pedro, sobre o
requerimento do comissário do Conselho Ultramarino, Roque Garcia, em que pede ajuda de custo pelo tempo e trabalho que ele e sua família tiveram em assistir aos 20 negros vindos de Palmares à Corte.
AHU_CU_015, Cx. 12, D. 1209.

AEC dijo...

1682, fevereiro, 28, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao príncipe regente D. Pedro, sobre o
requerimento do médico João de Quintanilha, em que pede pagamento pelos serviços prestados na assistência aos negros dos Palmares.
AHU_CU_015, Cx. 12, D. 1220

AEC dijo...

1697- 1696, março, 14, Pernambuco
CARTA do [governador da capitania de Pernambuco], Caetano de Melo de Castro, ao rei [D. Pedro II], sobre a morte e decapitação do negro Zumbi.
Anexo: 1 doc.Obs.: m. est.
AHU_CU_015, Cx. 17, D. 1697.