martes, 24 de marzo de 2009

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO KARATÉ

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A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO KARATÉ
Os Modelos Organizacionais do Karaté em Portugal
Tese elaborada tendo em vista a obtenção do grau de Doutor em Motricidade Humana, na especialidade de Ciências do Desporto
Orientador: Doutor Gustavo Manuel Vaz da Silva Pires



.......... 2.4.1.4 Bodidharma – Damo e a Dinastia Tang
Por volta de 520 d.C., um monge budista vindo do Kerala na Índia, 28º sucessor de Buda, conhecedor da Lei (Dharma) e da Verdade (Bodhi), entra na China, apresentase ao Imperador Wu da Dinastia Liang e desloca-se para Shaolin onde funda o Budismo Chan (Zen em japonês).
O seu nome Bodhidarma é transformado em Po Ti Ta Mo, Damo ou Da Mo (达摩 ou 達摩) para abreviar158, como patriarca do mosteiro e, perante as necessidades de aumentar a condição física dos monges para a sua exigente prática de meditação, instala um programa de exercícios de fortalecimento do corpo e da mente, inspirado também nos exercícios já utilizados no mosteiro, juntando-lhe conhecimentos de Yoga e Vajramusti, tendo este novo método a particularidade de ligar a prática marcial com a prática de exercícios de saúde e a prática religiosa...............
Pedro Álvares Cabral chega a Calecute em 1501 e, depois de alguns confrontos com o Samorim, dirige-se para Sul e estabelece uma feitoria em Cochim (Kochi em malaio) que era a maior cidade do estado de Kerala, na Índia, e um dos melhores portos do país, na costa ocidental, fazendo parte do Estado Português da Índia entre 1503 e 1663. É no Kerala que se origina o Kalaripayat (prática do campo de batalha)98 que terá servido a Bodidharma como fundamento gímnico para as técnicas corporais dos monges de Shaolin (China) (LOMBARDO, 1993, Vol. 2 p. 175). Em 1514, Jorge Álvares atinge a China, quase que chegam às ilhas léquias (Okinawa), mas tal é retardado ficando por Fukien. É precisamente em Fukien, na China, pelas relações comerciais e culturais significativas, que Okinawenses aprendem a essência da sua arte, primeiro denominada mão da China (tode e karate), assumindo depois, por influência Japonesa a denominação via da mão vazia (Karaté-do). É em 1542 ou 1543 que os Portugueses chegam ao Japão. E é o Japão o responsável por, depois de devidamente institucionalizado, permitir a expansão internacional do Karaté........... Por um lado, é óbvio que se as técnicas marciais orientais fossem visível e marcantemente superiores teriam sido registadas pelos navegadores ocidentais. Vimos como não há registos; mesmo a hipótese de que o Jogo do Pau português tenha uma relação directa com Kerala é ainda não documentada. Resta a hipótese de que seriam sistemas secretamente guardados, o que não nos parece evidente já que houve confrontos militares e civis que não deram origem a grandes relatos para além dos de KIM (1974, pp. 67-76) ou BOXER (1948, p. 33).


158 A referência principal sobre a lenda de Bodhidarma é o Registo da Transmissão da Lâmpada por Tao
Yuan, compilado em 1004. A primeira fonte, regista a sua ida para o templo Yung-ning e que ele era
Persa. Não há registos de Damo na Índia (DRAEGER e SMITH, 1969, p. 44). Assim sendo o berço indochinês
teria que ser alterado historicamente para um núcleo mais perto do Império Otomano, mais médiooriente
http://d.scribd.com/docs/24q793ztzlturqipgt5e.pdf

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