sábado, 21 de marzo de 2009

a “ginástica brasileira”

RECORTE LIBRO:
Os Exercicios Fisicos Na Historia E Na Arte Escrito por Jayr Jordao Ramos. http://books.google.es/books?id=lLHhKybONrIC&printsec=frontcover&source=gbs_navlinks_s
Foto:Mestre vTim-Corea


O MÉTODO NACIONAL
O método francês foi oficialmente adotado,por iniciativa dos militares, de 1921 até o fim do Estado Novo. Desde o início, no entanto, os próprios militares já enfatizavam a necessidade de futuramente substituí-lo por um método nacional de educação física. Um editorial da revista A Defesa Nacional de 1926 defendia que o método nacional fosse “genuinamente brasileiro”, elaborado com liberdade em relação ao francês, tendendo para a ginástica nacional e sem que fosse esquecida a capoeira.18.


............Nunca se chegou a uma elaboração final do método nacional. Muitos anos mais tarde, já na década de 80, Inezil Penna Marinho ainda proporia que o método nacional de educação física – a “ginástica brasileira”– fosse baseado na capoeira. Esta seria uma atividade genuinamente brasileira, que permitiria uma recuperação e valorização do sentimento nacionalista.



18 A educação física nacional. A instrução física militar, A Defesa Nacional, n. 51, jul. 1926.


No hay comentarios: