martes, 3 de febrero de 2009

Organização e cotidiano escolar da “Gymnastica”uma história no Imperial Collegio de Pedro Segundo

Melo Morais FilhoFestas e tradições Populares
José Alexandre Melo Morais Filho Festas e tradições Populares do Brasil 1901

Tipos de rua
Capoeiragem e Capoeiras Célebres
(RIO DE JANEIRO)
.....................Quando estudavamos no Colégio de Pedro II, foi nosso lente de francês o bacharel Gonçalves, bom professor e melhor capoeira.
http://www.capoeira-palmares.fr/histor/celebres.htm
Organização e cotidiano escolar da “Gymnastica”
uma história no Imperial Collegio de Pedro Segundo



A referência a aparelhos e peças próprias aos exercicios gymnasticos faz pensar que Pedro Guilherme Meyer tenha desenvolvido um trabalho di- ferenciado daquele que até então acontecera no CPII que, de um modo geral, esteve centralizado no conteúdo da esgrima. Neste sentido, é esclarecedor o relatório do Inspetor Geral da Instrução Pública do Muni- cípio da Corte, enviado ao Ministro do Império em 1859:
apraz-me declarar a V.Exa. que durante o anno passado começou a funccionar com a possivel regularidade o gymnasio do internato. Com pequena despeza se acha provido de um portico regular com varios apparelhos supplementares que permittem a maior parte dos exercicios da gymnastica pratica de Napoleon Laisné, ensinados pelo alferes Pedro Guilherme Meyer. (MINISTÉRIO DO IMPÉRIO, 1858, p.18). De acordo com o Inspetor, Pedro Meyer teria ministrado lições de exercicios gymnasticos inspiradas na ginástica do francês Napoleon Laisné. Este era discípulo do Coronel Francisco Amorós y Ondeano, a principal figura da ginástica francesa, falecido em 1848. Laisné tornou-se um dos principais
continuadores da obra de Amorós, desenvolvendo seu trabalho na Escola de Joinville-le-Point, local para o qual foi transferido, em 1852, o principal ginásio antes dirigido pelo Coronel Amorós (BAQUET, [199-]).

..............Destacavam-se no método organizado pelo Coronel, os exercícios da marcha, as corridas, os saltos, os flexionamentos de braços e pernas, os exercícios de equilíbrio, de força e de destreza, bem como a natação, a equitação, a esgrima, as lutas, os jogos e os exercícios em aparelhos, tais
como as barras fixas e móveis, as paralelas, as escadas, as cordas, os espal- dares, o cavalo e o trapézio.

http://www.perspectiva.ufsc.br/perspectiva_2004_especial/08_artigo_carlos_cunha_jr.pdf.

MOVIMENTO DE INSERÇÃO DA GINÁSTICA COMO CONSTITUTIVA DA
CULTURA ESCOLAR DO GINÁSIO MINEIRO (INTERNATO E
EXTERNATO) – 1890-1916
8 No Colégio Imperial de Pedro II a esgrima era oferecida desde 1846. O argumento para a sua inclusão foi de que, essa prática era “[...] uma parte da educação polida, e fina, he um objecto na verdade de notavel utilidade” (CUNHA JÚNIOR, 2002. p.170.) . Esse documento de solicitação de Frederico Hope está na Biblioteca Nacional, na secção de manuscritos, guardado na pasta registrada sob o código “C 272-6: ICP- ginástica: aulas de”.
http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT02-3693--Int.pdf

No hay comentarios: