jueves, 8 de enero de 2009

Escola de Educação Física da Força Pública do Estado de São Paulo

Em 1909 é criada a Escola de Educação Física da Força Pública do Estado de São Paulo por proposta do Coronel Paul Balagny, Comandante da Missão Militar Francesa que se encontrava em São Paulo, que efetivamente marca o início da profissionalização dos agentes policiais militares de São Paulo.
http://www.webartigos.com/articles/3097/2/educacao-fisica-no-brasil-uma-historia-politica/pagina2.html
6. A Educação Física No Brasil No Início Do Século XX
A introdução da Educação Física no Brasil esteve muito ligada à experiência francesa. Em 1907, a missão militar francesa funda o embrião da Escola de Educação Física da Força Policial do Estado de São Paulo. A partir de 1908 a instrução militar se torna obrigatória nas escolas secundárias brasileiras, em nome da segurança nacional, com a presença de diversos segmentos militares no sistema de ensino.
http://www.webartigos.com/articles/3097/3/educacao-fisica-no-brasil-uma-historia-politica/pagina3.html
Afirma Inezil Penna Marinho3 que no Brasil os primeiros esforços de formação de profissionais de educação física se deram em 1902, no Batalhão de Caçadores, no Quartel da Luz, São Paulo. A partir desse núcleo, com a chegada de militares do exército francês, membros de uma missão contratada pela Província, em 1909 é criada a Escola de Educação Física da Força Pública de São Paulo.
http://www.efdeportes.com/efd115/a-educacao-fisica-e-o-estado-novo.htm

No hay comentarios: